Qual é a hora para pedir ajuda?

____________________________________

 As vezes chega um ponto onde só conseguimos definir os dias entre "mais difíceis" e "menos difíceis". Para de existir uma nuance de "bom" e "ruim". Acredite, não se faz isso por querer, é involuntário e te aflige antes que você perceba que algo está realmente errado.
Geralmente contornamos isso com " vai passar." "É só algo normal, todo mundo tem dias assim.". Mas as vezes em uma situação que seria normal, você se da conta de que não, não é só um momento, não é só um dia, e infelizmente, não vai passar se dormir, fechar os olhos e deixar isso acontecer, tentar ignorar.
Não é nada bom enganar a si próprio. Mas fazemos isso com bastante frequência.
Quando se der conta de que algo está errado, tape seus ouvidos as palavras inimigas. Eu não estou falando de outras pessoas, mas de você próprio, por que sim, você vai ser seu pior inimigo.
Não SE julgue, não SE sabote, não se ache menos do que você é. No final das contas só você consegue definir o seu limite, onde dói ou deixa de doer, quando é ou não sua hora de realmente pedir ajuda e aceitar seu problema.
Quem passa por isso aprende a mentir. Mente tanto com um " eu to bem" que isso passa a ser aceito como verdade pra si mesmo. E é esse o perigo.
Acredite, não é humilhação aceitar que você teve seu momento de fraqueza. Não é humilhação pedir que alguém te direcione por que você não sabe como lidar consigo mesmo mais e isso te assusta.
Todos tem momentos difíceis, alguns mais do que outros e é apenas isso. Alguns precisam cair mais fundo para se erguerem mais fortes... E as vezes fazemos parte dessas pessoas.
Aos terceiros, os que olham de fora a situação e vez por outra percebem algo de errado nos próximos, cuidado. Suas palavras tem poder. Suas ações tem consequências. As vezes é o seu empurrão de palavras que define alguém ser ou não engolido pelo próprio abismo.

Se você não sabe como estender sua mão, não faça. Se você não tem nada a agregar e só pretende tentar apaziguar a situação com um " você vai ficar bem" se afaste. É seu dever não piorar a situação.
A quem está tentando, se dê um momento, peça paciência a si mesmo. Ninguém é assim por que quer, ninguém passa por algo assim atoa. Afaste-se se for necessário e se desculpe, peça um minuto de sossego.

Ser forte nem sempre é sobre ter um sorriso no rosto o tempo todo.
****


****

img font: Sad Girl Sketch by luqman - Tumblr

Comentários

  1. Oi, td bem?
    Que post lindo! Pedir ajuda é necessário <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post.
    As vezes é preciso pedir ajudar e parar de fingir que está tudo bem.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. "Suas palavras tem poder. Suas ações tem consequências. As vezes é o seu empurrão de palavras que define alguém ser ou não engolido pelo próprio abismo." Achei isso bem importante!
    As vezes só ouvir, dar um abraço já é de grande ajuda, melhor do que ficar falando e complicar ainda mais.
    Ótimo texto!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossaaa que texto Jacqueline, suas palavras foram tão verdadeiras e cheia de sentimento. O texto esta incrível continue assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Passar por coisas assim é horrível, mas uma hora passa. Eu sofro com depressão e ansiedade. Semana passada tive uma crise foda, mas depois de um tempo chorando, passou. O que funciona comigo é me permitir chorar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário